segunda-feira, 18 de abril de 2011

Plano de Aula

Dança Circular



Plano de Aula:
Fábio Alexandre Guerra


Tema:
Dança Circular


Público Alvo:
Ensino Fundamental I


Justificativa:

Introdução aos conceitos, definições e históricos da Dança, Histórico e origens das da
Danças Folclóricas e Especificidades regionais dos diversos tipos de dança. Danças
Circulares; Ritmo e do Ritmo Musical e sua relação com a arte. 


Referências Teóricas:

As Danças Circulares sempre estiveram presentes  na história da humanidade, nascimento,
casamento, plantio, colheita, chegada das chuvas, primavera, morte. Refletiam a necessidade
de comunhão, celebração e união entre as pessoas.


Foi Bernhard Wosien(1908-1986), bailarino clássico, coreógrafo, pedagogo e pintor, que nas
décadas de 50/60 percorreu o mundo recolhendo e resgatando as danças de diferentes povos.
Em 1976 visitou a Comunidade de Findhorn no norte da Escócia e, a pedido de Peter Caddy,
um de seus fundadores, ensinou pela primeira vez uma coletânea de danças folclóricas para
os residentes.


No Brasil, as Danças chegaram através de Carlos Solano que foi hóspede na Fundação
Findhorn por um longo tempo nos anos 80. Ele fez o Treinamento em Danças Sagradas com
Anna Barton e recebeu o certificado como sendo o primeiro instrutor de Danças Sagradas no
Brasil.


Objetivo:

• Utilizar os diversos ritmos e diversos seguimentos da dança como um dos meios para
desenvolvimento da consciência corporal, das habilidades motoras, cognitivas, social e
afetiva.


• Valorizar e desenvolver a criatividade dos alunos através dos diferentes estilos de ritmos e
de dança, partindo da experiência pessoais dos alunos e sistematizando a participação nas
atividades práticas;


• Exploração da Musica, da Dança e do Ritmo musical, no lazer, na integração de grupos,
na consciência corporal como forma de arte.


Metodologia:

• Demonstrar através de vídeos, imagens, as danças circulares.
• Aulas Praticas em quadra, pátio ou espaço alternativo.
• Execução Prática pelos alunos.
• Debates sobre o objetivo da dança circular (compartilhar experiências com os alunos).


Benefícios da Dança Circular:

Qualquer pessoa, de qualquer idade, pode dançar em uma Roda.  Não é preciso ter experiência anterior em dança, basta ter vontade, querer entrar em contato com a alegria e com a possibilidade da comunhão entre os seres humanos.


Dançando, nosso corpo se expressa através do movimento e aquieta a mente. A alegria brota naturalmente e o movimento simples e repetido aproxima as pessoas, promovendo uma integração física, mental, emocional.


As Danças Circulares promovem uma rápida integração de grupos, reflexões sobre o trabalho em equipe, compreensão sobre conflitos, o despertar da criatividade, a integração dos hemisférios cerebrais, a ativação corporal, meditação dinâmica.


Resultados:

• Trazer a leveza, a alegria, a beleza, a serenidade e o bem-estar;
• Proporcionam o trabalho em grupo sem que a pessoa perca sua individualidade;
• Mostra a diferença entre pessoas;
• Desenvolve o apoio mútuo, a integração, a comunhão e a cooperação;
• Trazem musicalidade e ritmo para a vida diária;
• Equilibrio do corpo físico, emocional e mental;
• Ampliam a percepção, concentração e atenção;
• Trazem flexibilidade e auto-confiança para vida;
• Ajudam a combater o estresse e a depressão.



Um comentário:

  1. Ótima proposta. É cooperativa, envolvente e muito lúdica. Quero muito ver o resultado!
    Abraços

    ResponderExcluir